Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Xampu


Xampu

Cabelos, mal acordamos e já começamos a arrumá-los, algumas pessoas preferem eles mais liso, outros cacheados, e tem aqueles que lutam para não perdê-los. Agora vamos falar sobre efeitos dos xampus nos cabelos, verdades e mentiras.

O xampu é como um remédio, somente será receitado por um especialista após um exame dos fios e do couro cabeludo. O uso do xampu adequado pode garantir fios saudáveis e bonitos.

A função do xampu é remover a sujeira do couro cabeludo, ele também contém princípios ativos de tratamento, o aparecimento de irritação, coceira ou ferida após o uso de determinado xampu indica que este não é adequado para o tipo de cabelo.

O PH do couro cabeludo esta entre 3.8 e 5.6, e o PH ideal para um xampu de uso diário está entre 5 e 7, e se o PH for maior que 7, as cutículas abrirão mais, é o caso do xampus anti-resíduos, que eliminam em maior profundidade os cabelos oleosos, restos de queratina, poeiras e cosméticos depositados sobre a haste capilar.

E no caso dos cabelo danificado ou quimicamente tratado, o PH do xampu tem que ser ácido, nossos xampus contém detergentes aniônicos (cargas elétricas negativas) que abri as escamas da cutícula para a limpeza.


Também é fundamental saber como a água que usamos para a lavagem foi tratada.
Aqui no Brasil é usado o cloro, o que determina que a concentração do detergente no xampu seja em
torno de 25%. Já na Europa e nos Estados Unidos, onde a água é tratada com cálcio e magnésio, essas concentrações são de 50 a 75%.


O xampu deve atender às necessidades específicas de cada indivíduo e, para tanto, deverá:
1 - Limpar sem agredir os fios ou o couro cabeludo;
2 - Ser facilmente enxagüável;.
3 - Ter espuma cremosa;
4 - Ter odor e aspecto agradáveis;
5 – Não irritar os olhos;
6 - Após o seu uso, os cabelos devem ficar macios, flexíveis e com brilho
.

Xampu Sem Sal: Verdade ou Mito?

Hoje em dia o xampu sem sal virou moda, os cabeleireiros recomendam, principalmente para os fios danificados por tratamentos químicos ou colorações, com a justificativa de que agridem menos os cabelos. Esse produto passou a ser vendido não apenas nos salões de beleza, ele ganhou as prateleiras das lojas de cosméticos e até dos supermercados. Ai vem à pergunta ele realmente funciona?

Para que serve o sal no xampu?
O sal tem como função fazer espuma, além disso, serve para tirar os resíduos que os outros componentes da fórmula não conseguem.

O produto com sal é prejudicial?
O sal pode causar ressecamento do couro cabeludo e dos cabelos. Por isso os xampus com a substância são indicados para cabelos oleosos. Em cabelos coloridos, pode desbotar a cor, a concentração de sal usada nas formulações não causa danos aos fios.

Água do mar é diferente de xampu?
A reclamação é comum: ao tomar banho de mar, as pessoas sentem seus cabelos mais “ressecados” por causa da ação da água do mar. Mas não se pode fazer comparação da água do mar com o efeito dos xampus, já que as concentrações de sal no mar são muito maiores. Além disso, a água da praia contém outras substâncias que vão provocar embaraço e ressecamento, sem falar nas agressões provocadas pelo sol, vento e areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário